10 estratégias de inbound marketing de sucesso

Trabalhar com inbound marketing é essencial. Afinal, ter presença digital é uma das principais exigências da atualidade. Porém, definir corretamente quais serão as suas estratégias é fundamental para que todo o planejamento corra perfeitamente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo PNAD, do IBGE, o número de brasileiros conectados cresce a cada dia. O acesso em domicílios, por exemplo, ultrapassa 79,1%. Portanto, todos os dias mais e mais pessoas usam a internet para se comunicar, pesquisar, aprender ou, ainda, comprar. Sendo assim, o seu público, com certeza, está no ambiente digital.





Para te ajudar a entender melhor o tema, preparamos esse artigo sobre inbound marketing. Portanto, continue acompanhando e saiba tudo o que precisa para ter mais presença digital. Boa leitura!

O que é inbound marketing

 

Mesmo o assunto já sendo falado há algum tempo, muitos ainda possuem dificuldades para definir e compreender o que é inbound marketing. Mas para melhorar o seu entendimento, o definimos como um conjunto de estratégias que tem como base a criação e compartilhamento de informação voltado para um público específico.

Dessa forma, você conquista a permissão para se comunicar com seu potencial cliente de forma mais direta e cria um relacionamento duradouro. Resumidamente, o inbound marketing é uma estratégia onde os clientes vão até a sua empresa. Porém, atraídos por uma mensagem.

Assim, fica mais fácil apresentar suas soluções e transformar o público em clientes. Além disso, eles podem virar promotores da sua marca. Afinal, não é à toa que esse termo pode ser definido como marketing de atração.

Como usar o inbound marketing

10 estratégias de inbound marketing de sucesso

As etapas do inbound marketing como fazer são:

  •       Atrair;
  •       Converter;
  •       Relacionar;
  •       Vender;
  •       Analisar.

Veja abaixo como realizar cada uma dessas fases:

Atração

Como você já sabe, o inbound marketing é para conseguir atrair o maior número de visitantes qualificados possível para os seus canais digitais. Portanto, os usuários que possuem afinidade com a sua área, verão o seu conteúdo e têm grandes chances de fechar negócio.

Para atrair o seu cliente você pode usar o marketing de conteúdo nas ferramentas;

  •       E-mail marketing;
  •       Redes sociais;
  •       Blog.

Conversão

O momento da conversão dentro do inbound marketing envolve o relacionamento.  Portanto, é preciso estreitar os lados e criar conteúdo útil para o seu público. Para isso você pode usar ferramentas como:

  •       Landing page;
  •       Colocar call-to-action em seus posts de redes sociais.

Relacionar

Saber como usar inbound marketing é ter a certeza de como nutri corretamente seus leads. Afinal, eles precisam avançar no funil de vendas para se tornarem clientes da sua empresa.

Portanto, ofereça aos seus potenciais clientes diversos conteúdos que realmente vão ser úteis. Ou seja, mostre que o seu produto ou serviço é o que ele precisa para resolver o seu problema.

Você pode usar os seguintes meios:

  •       E-mail marketing;
  •       CRM.

Vender

Essa é a fase que todos querem chegar, as vendas. Para que o seu cliente chegue até aqui é preciso fazer o inbound marketing corretamente. Aqui é onde você qualifica o seu lead para a equipe de vendas, direcionando o contato para que o profissional o faça consumidor da sua marca.

Portanto, trabalhar alinhado com o seu time de vendas é essencial. Assim não há ruídos na comunicação.

Analisar

Não pense que o trabalho acabou só porque concluiu uma venda. Afinal, é preciso manter o seu cliente para que ele se torne um consumidor fiel. Portanto, o pós-vendas deve ser realizar.

Além disso, é hora de analisar todos os seus passos dentro do inbound marketing para saber se a sua trajetória foi satisfatória ou não. Caso tenha acontecido falhas, reveja todo o seu planejamento.

O que faz uma agência de inbound marketing

Essa é uma dúvida bastante comum. Afinal, o inbound marketing online possui estratégias específicas para ser realizado. Portanto, são necessários profissionais qualificados para essa tarefa.

Em uma agência de inbound marketing, o principal objetivo da equipe é ajudar os clientes a desenvolver boas estratégias para aumentar seus visitantes em seus canais digitais. Mas não somente isso, converter esses leads em consumidores reais.

Porém, as vendas não são fechadas por uma agência. Somente gerar demanda para que os seus vendedoras concluam o negócio.

Sendo assim, uma equipe de uma agência de inbound marketing vai te auxiliar com estratégias eficientes para atrair seus clientes. A venda é responsabilidade do seu time, ok?

O inbound marketing está relacionado com?

Como dissemos acima, o inbound marketing está relacionado com o marketing de conteúdo. Portanto, é a criação e o compartilhamento de conteúdo de qualidade direcionado a um público-alvo específico.

Dessa forma, as empresas usam táticas de marketing online para ganhar a atenção do seu público. Porém, o contrário disso força a venda, o que, hoje em dia, já é algo ultrapassado.

Como vender inbound marketing

O processo de venda no inbound marketing se dá mediante as cinco etapas que mencionamos acima. Portanto, primeiramente é necessário atrair, para depois converter, gerar o fechamento, o encantamento do seu cliente e a análise das métricas.

Por isso, nunca deixe que o seu planejamento de inbound marketing fique parado. Afinal, as estratégias se renovam diariamente e, se as suas não forem renovadas, você corre o risco de ficar ultrapassado.

Diferenças entre inbound marketing e outbound marketing

O inbound e o outbound marketing são formas diferentes de gerar leads para os seus canais. Porém, muitos acham que as estratégias são as mesmas. Mas vamos te mostrar as diferenças.

O inbound marketing atrai e educa os seus potenciais clientes. Como já vimos mais acima. Portanto, você irá criar e compartilhar conteúdos relevantes para o seu público. Ou seja, a prospecção é mais passiva.

Já o outbound marketing você cria a lista dos leads que são pré-qualificados. Por meio dessa listagem você vai trabalhar as abordagens de forma mais fria. Ou seja, para gerar venda e a prospecção é mais ativa.

Portanto, podemos dizer que a forma de comunicação é a principal diferença entre essas duas estratégias. Além disso, a procura é essencial. Enquanto no primeiro o cliente vai até você, no segundo é a empresa quem vai até o público.

Entretanto, um dos pontos cruciais é a qualidade do conteúdo. No inbound marketing o conteúdo é pensado com mais estratégia. Portanto, há um cuidado maior. Não estamos dizendo que no outbound você não terá cuidado com a abordagem. Mas ela é mais direta, pois é você quem irá até o seu cliente.

Conheça 10 estratégias de inbound marketing de sucesso

Agora que você já sabe o que é inbound marketing e como usar essa estratégia, preparamos algumas dicas para te ajudar. Afinal, é preciso colocá-lo em prática para obter suas vantagens.

Portanto, separamos 10 estratégias de inbound marketing para você conhecer. Veja:

Crie uma landing page

A landing page é a forma mais inteligente de atrair o seu cliente e educá-lo ao mesmo tempo. Ela é uma página de captura personalizada, onde em troca de algumas informações, você oferece um e-book, por exemplo, para o seu consumidor. Mas antes de baixar esse conteúdo, ele preenche uma ficha normalmente, com nome, e-mail e telefone. Dessa forma, você terá um cadastro de alguém que realmente tem interesse em seu produto ou serviço.

Foco no setor de vendas

O monitoramento correto das redes sociais, por exemplo, fará com que você repasse os contatos para os vendedores com mais precisão. Portanto, eles podem moldar com mais eficiência o processo de vendas.

Tenha um blog

Ter um blog é um passo essencial para trabalhar o inbound marketing e explorar corretamente o marketing de conteúdo. Afinal, nele você vai apresentar o seu produto ou serviço de diferentes maneiras. Use e abuse da sua criatividade para escrever mais e melhor sobre a sua empresa e o seu produto ou serviço.

Use o poder das redes sociais

As redes sociais são essenciais para converter o seu público em potenciais clientes. Afinal, todos usam diversas plataformas e estão conectados diariamente.

Portanto, use as redes certas para atrair o seu público. Não adianta criar uma conta no Facebook, Instagram, YouTube e todas as demais redes. Mas use aquelas onde você realmente vai falar com o seu público.

E-mail marketing

Trabalhe o e-mail marketing de forma inteligente. Portanto, use-o para educar o seu cliente. Mas cuidado para não encher a caixa de entrada dele e acabar sendo bloqueado.

SEO no inbound marketing

O marketing de conteúdo tem algumas facetas para conseguir melhorar o ranqueamento do seu conteúdo. Uma delas é o SEO, para otimizar o seu site, blog ou landing page com palavras-chave para ser encontrado mais facilmente pelo Google.

Guest Post

Se você tem um blog, convide alguém que é autoridade em seu setor para escrever nele. Afinal, esse tipo de post permite que a sua página ganhe mais credibilidade frente aos seus clientes.

Links patrocinados

Em duas redes sociais, faça anúncios de alguns pots. Esses são conhecidos como links patrocinados e impactam os seus potenciais clientes a todo o momento.

Trabalhe em parceria com a equipe de vendas

Não adianta a equipe de marketing se esforçar para gerar ótimos conteúdos e atrair potenciais clientes se o setor de vendas não possui a mesma comunicação. Assim o cliente fica confuso e acaba desistindo da compra. O ideal é que os dois setores trabalhem juntos.

Planejamento de conteúdo

Seja nas redes sociais, blog ou atualização de site, planeje muito bem o tipo de conteúdo que irá entregar para o seu cliente. 

CTA no inbound marketing

Por fim, mas não menos importante, faça chamadas para ação em suas publicações. Por exemplo: clique aqui e confira mais informações sobre tal produto.