Como montar uma loja virtual de acessórios

Se você deseja entender como montar uma loja virtual de acessórios, nesse artigo reunimos todas as informações importantes. Aprenda como funciona uma loja virtual e quais são os seus fundamentos. Confira nossas dicas para abrir seu negócio online e aprenda por que essa é uma opção cheia de vantagens!

E-commerce: O presente e o futuro!

E-commerce, na tradução literal para o português, significa comércio eletrônico. É uma modalidade de comércio por meio da qual a compra e venda, bem como as transações financeiras, são feitas totalmente pela internet.

Nessa modalidade, as empresas vendem por meio de lojas virtuais próprias. É possível comercializar absolutamente qualquer coisa: livros; eletrônicos; roupas; alimentos; bebidas. No Brasil, contamos com inúmeros grandes e-commerces, como Americanas, Netshoes, Submarino e Magazine Luiza, por exemplo.

Para isso, a empresa precisa ter uma página dentro de uma plataforma de e-commerce, que é o sistema que permite a criação e o gerenciamento da loja virtual. O sistema mostra um mecanismo além da página que é vista pelo usuário ao entrar no site da empresa.

Em uma plataforma de e-commerce, o sistema compila informações importantes para a gestão de vendas em uma base administradora. Por meio dela, é possível fazer a gestão de estoques, preços, cadastrar produtos e analisar os pedidos dos clientes.

Como funciona um e-commerce

Já falamos sobre a característica central do e-commercial: ele representa processos de compra e venda que ocorrem inteiramente pela internet.

Portanto, o consumidor compra por meio de plataformas digitais e dispositivos variados como computadores, tablets e smartphones. Para o cliente o processo é extremamente simples: basta acessar a loja virtual, navegar pelos produtos, selecionar o que quer comprar e realizar o pagamento.

Para a loja, o processo é um pouco mais complexo. Ele começa na montagem do e-commerce, que inclui fotos e vídeos dos produtos, descrição das especificações de cada item e parcerias com fornecedores e transportadoras (estas últimas duas etapas, serão as responsáveis pela logística).

Também passa pela escolha dos formatos de pagamento: boleto bancário e cartões de crédito e débito, por exemplo. Além disso, a empresa precisa reunir esforços de marketing para divulgar os produtos e de atendimento ao cliente, incluindo relacionamento nos processos de pós-venda.

Os produtos são anunciados virtualmente na plataforma, funcionando como uma espécie de vitrine. Para que o consumidor receba os produtos em casa, geralmente precisa pagar um valor referente ao frete  - o preço varia de acordo com a localidade do comprador.

Para que serve o e-commerce?

A finalidade central do e-commerce é permitir que o consumidor faça compras de maneira rápida e fácil, recebendo o produto em casa sem a necessidade de se deslocar a uma loja física.

O surgimento desse tipo de comércio foi um movimento natural ao surgimento da internet e dos negócios baseados no modelo digital. Mas, afinal, para que serve o e-commerce pensando na figura de quem vende?

De maneira geral, dá para dizer que a finalidade do e-commerce é ampliar os canais de venda, atingir consumidores que hoje compram pela internet e inserir o negócio no ambiente digital. Se você está pensando em criar uma loja virtual, é porque já sabe que essa modalidade tem potencial para aumentar as vendas da empresa.

Bem, você tem uma boa ideia em mente, já que o e-commerce tem, de fato, potencial. Uma pesquisa da WebShoppers 2019 mostra que o Brasil tem o maior faturamento de e-commerce na América Latina, com 36% da população sendo digital buyer (compradores digitais). Em 2018, de acordo com o levantamento, o faturamento nessa modalidade contabilizou 133 bilhões de reais. E você não quer perder a oportunidade de faturar um pouquinho mais, não é mesmo?

Por que é importante montar uma loja virtual de acessórios?

Quando as primeiras lojas virtuais surgiram, lá nos anos 1990, o e-commerce era simples. A americana Amazon, com a venda de livros, é um exemplo bem claro. Bastava inserir a foto de capa, resumo, alguns dados mais técnicos – como dimensões, editora e ano de lançamento – e preço. A logística também era bem simplificada, já que a tarefa de transportar os volumes, também era bem fácil.

Para o consumidor, a compra era um processo que não exigia escolha de tamanho, cor ou outra característica personalizada. Bastava encontrar o título desejado, colocar no carrinho e efetivar a transação.

Com o tempo, a comercialização online foi se tornando complexa e, hoje, dá para comprar e vender qualquer item e serviço de forma virtual. Não é exagero dizer que é possível adquirir quase tudo pela internet. Desde assinaturas de streaming – como Netflix, Spotify e HBO – até fazer as compras no supermercado, incluindo itens perecíveis.

Inclusive, as mais recentes pesquisas sobre o e-commerce no Brasil apontam a diversificação do canal. A categoria “Moda e Acessórios” figura entre as campeãs de vendas há anos. Mas, os itens de “Alimentos e Bebidas” e “Petshop” tiveram um aumento de, respectivamente, 82% e 144% na comercialização em 2019. Além disso, outras categorias se mantêm com vendas estáveis ou em crescimento, como “Serviços”, “Eletrônicos” e “Materiais de Construção”. Ou seja, as vendas online são um canal importante para os mais variados segmentos da economia. Desde fabricantes, atacadistas, varejistas e prestadores de serviços, todos podem se beneficiar ao montar um e-commerce.

Também é interessante que uma empresa mantenha um canal de venda online porque o consumidor já espera isso. Segundo a 40ª Webshoppers, existe a expectativa do usuário de encontrar a marca no meio digital. Portanto, o e-commerce é muito importante para as empresas hoje em dia, pois é uma forma para a manutenção e ampliação de mercado.

Isso significa que ampliar um negócio de venda de acessórios para o ambiente virtual é uma ideia incrível. Isso pode gerar excelentes resultados.

Vantagens de se ter um E-commerce

De forma objetiva, podemos dizer que as principais vantagens de ter uma loja virtual são:

  • Aumento do alcance da empresa e prospecção de novos clientes em mercados ainda não-atendidos
  • Atendimento dos mesmos clientes, mas com possibilidade de crescimento do ticket médio e/ou frequência de compra
  • Mensuração detalhada dos resultados do e-commerce, podendo fazer análises mais aprofundadas sobre o negócio
  • Aproximação com os clientes atuais e potenciais
  • Posicionamento estratégico frente ao mercado – consumidores, fornecedores e concorrentes.

Diferenças entre Loja virtual, E-commerce e Marketplace

Apesar de sutis, existem diferenças entre os termos loja virtual, e-commerce e marketplace.

Loja virtual (ou loja online): é um site projetado para que os usuários acessem o catálogo de produtos e/ou serviços de uma empresa e efetivem a compra.

Marketplace: pode ser entendido como um “shopping center” de lojas virtuais. Nele, uma única empresa é responsável pela estrutura central de comercialização online. Outras lojas “alugam” espaços para expor seus itens para a venda, pagando valores fixos mensais ou comissão pela operação, por exemplo.

E-commerce: pode ser compreendido como o conceito de “comércio virtual”, que abrange todas as operações realizadas no ambiente da internet – seja em loja virtual, marketplace ou outros canais.

O que é preciso para montar um e-commerce?

Para montar um e-commerce, além de planejamento financeiro, você precisa dar conta de etapas técnicas envolvidas no processo.

Como você já tem determinado que deseja vender acessórios, é preciso realizar cinco etapas para construir a loja online:

  • Adquirir um domínio
  • Planejar o design do e-commerce
  • Escolher o servidor
  • Definir o sistema de pagamento
  • Fazer cobertura de tráfego (usando SEO).

Mas os processos não são só esses. Mais alguns detalhes precisam ser acertados.

Depois de criar a loja virtual, você terá que fazer fotos dos produtos e adicionar descrições. Deverá fazer parcerias com fornecedores e transportadoras de confiança. Outra etapa importante é a definição do público-alvo, o que permite a elaboração de estratégias mais assertivas para atrair os potenciais compradores.

 

Como consolidar e montar uma loja virtual de acessórios

Agora você já entendeu o que é um comércio virtual e como ele funciona. Você provavelmente já conseguiu enxergar por que vender acessórios dessa maneira pode ser extremamente lucrativo.

Essa plataforma vai permitir que você cresça com o seu negócio. Como vimos nos outros tópicos desse texto, para montar uma loja virtual de acessórios você deve definir seu público alvo. Além disso, precisa escolher os produtos que quer oferecer, e então partir para a montagem do site.

Ter um bom controle do estoque dos seus produtos também é importante, juntamente com um contato direto com os fornecedores.

Seguindo esses passos, a sua loja virtual de acessórios tem tudo para prosperar! Essa é uma área cuja tendência é crescer, e se estabelecer no meio online é um ótimo jeito de aproveitar essa oportunidade.