Como montar uma loja virtual de produtos para casa

Você sabe como montar uma loja virtual de produtos para casa? Afinal, o e-commerce é uma área que tem crescido bastante. Isso porque cada vez mais pessoas encontram neste setor a oportunidade de ser dono do seu próprio negócio.

Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas se viram obrigadas a migrar o seu empreendimento para o digital. Mas outras encontraram neste universo a chance de não ficar sem trabalho.

Um e-commerce possui alta visibilidade e, montando um com assertividade, é possível ter bons lucros. Vamos te mostrar como montar uma loja virtual de produtos para casa. Ficou curioso? Continue acompanhando e boa leitura!

Por que montar uma loja virtual de produtos para casa?

Antes de te mostrar como montar uma loja virtual de produtos para casa, é interessante te mostrar dados dessa área. Afinal, você será um empreendedor (a) e precisa saber qual é a demanda dos consumidores.  Além de entender quais serão seus desafios.

Portanto, vamos analisar qual é o cenário de um e-commerce para produtos de casa. Esse é um passo extremamente importante.

De acordo com a pesquisa do WebShoppers, que fez uma avaliação 360° das lojas virtuais no Brasil, mostra que a categoria casa está em terceiro lugar. Juntamente com decoração.

A última avaliação foi em 2018, do primeiro semestre. Os pedidos representaram 10,9% do total realizados nesse período. Mas, além disso, os produtos para casa ficaram em quinto lugar em volume financeiro. Isso corresponde a 9,5% do valor de compras feitas nessa época.

Em relação a 2017, uma loja virtual de produtos para casa cresceu 11% nos pedidos e 29% em seu faturamento. Um grande avanço, não é mesmo?

Quais produtos podem ser vendidos em uma loja virtual de produtos para casa?

Agora que você já sabe como o mercado para essa área está em expansão, vamos te mostrar como montar uma loja virtual de produtos para casa. Portanto, iniciamos te contando quais os produtos podem ser ofertados em seu e-commerce.

Primeiramente, entenda que esse é um mercado muito amplo. Por isso, veja uma lista de sugestões de produtos para a sua vitrine virtual:

  • Móveis e objetos de decoração: sofás, cama, painéis, porta-retrato, nichos e outros podem ser vendidos em uma loja virtual de produtos para casa. Você pode ter móveis específicos para uma decoração minimalista, por exemplo, que está em alta. Ou peças mais chiques, para um ambiente mais requintado;
  • Quadros e obras de arte: tem pessoas que amam colecionar quadros em casa. Mas tem aqueles que adoram ter um quadro bem bonito na sala, para decorar. Tente vender quadros que agradam a vários públicos, assim sua chance de faturamento é maior;
  • Cama, mesa e banho: esse nicho tem explorado bastante produtos de cama, mesa e banho. Afinal, a procura tem sido alta, pois as pessoas sempre querem renovar o seu enxoval. Portanto, invista em peças de boa qualidade para atrair seus consumidores;
  • Papéis de parede: quem quer decorar a casa sempre busca um papel de parede para dar aquele toque diferente. Especialmente para os quartos. Portanto, mostre ambientes decorados com os papéis de parede que você vende, para que o seu cliente imagine como ficará também a sua casa;
  • Móveis restaurados: se você tem prática com restauração de móveis, investir em uma loja virtual expondo os seus produtos é um negócio rentável. Itens revitalizados são tendência. Uma ideia: deixe o cliente participar do processo também, por exemplo, escolhendo a cor

Ideias não faltam para você, não é mesmo? Mas antes de colocar a sua loja no ar, opte por um produto que tenha afinidade. Assim você vai vender facilmente.

Saiba como montar uma loja virtual de produtos para casa

Você viu que produtos são o que não faltam para você vender. Pela internet então, as possibilidades são bem maiores.

Agora vamos te mostrar como montar uma loja virtual de produtos para casa. Veja:

  • Tenha um planejamento de como vai funcionar a sua loja virtual. Portanto, saiba quais produtos irá vender, nome do negócio, qual o seu público-alvo;
  • Tenha também um planejamento financeiro. Mesmo sendo um empreendimento mais econômico, não inicie jamais um negócio sem um capital de giro. Porém, saiba também o que deve investir (produtos, site e outros);
  • Planeje também as suas estratégias de marketing. Afinal, como é uma loja virtual, ela precisa ser vista no ambiente online;
  • Tenha bons fornecedores para que o seu estoque não fique sem mercadoria. Contudo, uma vez ou outra isso vai acontecer. Mas que essa seja a exceção e não a regra, pois é extremamente negativo para o seu negócio;
  • Planeje a logística de entrega para que o produto chegue ao cliente na data certa. Para isso, é necessário ter uma boa logística de distribuição, em função do frete e distância;
  • Para você que vai ter um site, escolha uma boa plataforma e que o seu portal seja responsivo. Ou seja, ele precisa ser adaptável a todos os modelos: computador, laptop, smartphone e tablet. Tome os devidos cuidados para que o seu provedor não caia a todo o momento e o seu site fique fora do ar;
  • Pense nos canais de atendimento que você vai ter. É possível optar pelas redes sociais, em caso de site, um chat online, um e-mail para atendimento ao cliente e, ainda, Whatsapp;
  • Por último, mas não menos importante, legalize o seu negócio. Afinal, por mais que seja uma empresa virtual, ela precisa ser regularizada para que você consiga emitir as notas fiscais.

Quais as facilidades posso oferecer em uma loja virtual de produtos para casa?

Entendeu como montar uma loja virtual de produtos para casa? Não é difícil, mas requer atenção aos detalhes.

Além disso, existem facilidades que você pode oferecer em um e-commerce.  Afinal, isso vai gerar um diferencial para o seu negócio. Portanto, veja algumas dicas:

  • Dependendo do tipo de produto que você vai vender, é possível oferecer a instalação ou montagem gratuita. Por exemplo, se for móveis, é um diferencial para a sua loja;
  • As devoluções e trocas precisam de uma política, portanto, crie uma e deixe disponível em sua loja virtual. Deixe explícito o prazo para troca ou devolução do produto, instrua como deve ser feita a embalagem para retornar com o item. Crie uma logística para isso;
  • Se você conseguir, tenha um espaço em seu site para o cliente simular como o produto vai ficar na casa dele. É um atrativo e superinteressante! Dessa forma ele vai conseguir se decidir melhor pela compra.

Dicas de como montar uma loja virtual de produtos para casa

Existem algumas dicas importantes de como montar uma loja virtual de produtos para casa. Portanto, veja as que separamos para você:

Capriche as imagens

A primeira coisa que um cliente olha em um site são as suas imagens. Afinal, ela precisa chamar a atenção do consumidor.

Portanto, elas são importantes para qualquer e-commerce! Seja em seu site, redes sociais ou marketplace. Foco em boas imagens.

Afinal, o consumidor não pode tocar o produto antes de comprá-lo. Portanto, ele precisa ser atraído pelo o que vê.

Por isso, tenha imagens de boas qualidades para na hora do cliente dar zoom ela não desfocar.

Atenção ao estoque e ao frete

Armazenar produtos para casa precisa de uma atenção especial. Alguns possuem dimensões maiores e necessitam de espaço.

Além disso, é preciso que o transporte também tome esse cuidado ao entregar um produto. Se não, de nada adianta você ter atenção ao seu estoque.

Firme parcerias

Boas parcerias são sempre bem-vindas. Atualmente, os influenciadores digitais têm ajudado bastante os empresários, de todos os nichos.

Portanto, pesquise os nomes de influenciadores que podem te ajudar a divulgar os seus produtos. Mas cuidado! Há pessoas que só querem receber o produto e não divulgam. Por isso, firme parceria com pessoas sérias e que terão compromisso com o negócio.

Pinterest

Para produtos de casa, normalmente, os usuários buscam inspirações no Pinterest. Uma rede social que tem crescido muito nos últimos anos.

Portanto, que tal ter um perfil de inspirações nessa plataforma? Crie cenários bonitos de inspiração para o seu produto e poste nessa rede social. Mas sempre com o link direcionando o cliente para a sua loja virtual.

Conclusão

Gostou de saber como montar uma loja virtual de produtos para casa? Como dissemos, não é difícil, mas requer atenção aos detalhes. Afinal, é preciso de um planejamento antes de iniciar a sua loja, mesmo ela sendo virtual.

Há uma grande economia para abrir esse tipo de negócio. Pois não terá despesas com espaço físico. Porém, atenção para a documentação para regularizar o seu empreendimento.

Outro ponto também importante é saber qual produto você irá vender. Como mostramos, são várias opções. Portanto, escolha aquele que você tem mais afinidade para divulgar de forma assertiva.

Para concluir, se precisar, conte com uma equipe para te ajudar. Dessa forma você vai conseguir fazer o seu negócio funcionar com assertividade e funcionalidade. Proporcionando assim mais satisfação para o seu cliente.