Como montar uma loja virtual para pet shop

Se você planeja iniciar, ou se já está inserido no ramo das vendas no setor de pet shop, montar uma loja virtual ou expandir o seu negócio para o ambiente digital pode ser uma decisão muito acertada.

É fato comum que os brasileiros são apaixonados pelos seus bichinhos de estimação. Isso significa que essa é uma área onde é possível lucrar bastante.

O mercado pet brasileiro tem o terceiro maior faturamento do mundo. São cerca de 85% de donos de gatos que consideram o animal parte da família. Entre os donos de cachorro, esse percentual chega aos 88%.

Além disso, cerca de 45% das pessoas que possuem um animal, gastam cerca de 300 reais por mês com eles.

Por isso, separamos neste artigo dicas muito importantes para quem quer aprender como montar uma loja virtual para pet shop.

Confira abaixo os passos que você deve seguir para montar uma loja virtual para pet shop:

1- Estude o mercado

É muito importante dedicar um tempo para analisar o atual cenário do mercado nesse ramo. Dessa forma, você pode definir que abordagem vai utilizar, e de que maneira vai agir.

Entender quem são os seus concorrentes e o que eles fornecem é essencial. Saber quem são os grandes nomes na área pode ajudar a ter ideias, ao aprender de que maneira eles obtiveram sucesso.

Assim sendo, é preciso ter noção dos produtos que você deseja oferecer na sua loja. A melhor decisão nesse caso é tomada depois de analisar o comportamento do consumidor, ou seja, dos seus futuros clientes. Você precisa saber quem são eles, o quanto estão dispostos a gastar para produtos para seus pets e o tipo de serviço que procuram.

Sabendo disso, através da análise do seu público, você pode montar sua oferta de produtos de maneira a suprir as necessidades dele.

Depois, é necessário verificar a disponibilidade dos fornecedores. Isso pode também oferecer uma ideia dos produtos que têm mais demanda. Assim, você pode escolher produtos que, consequentemente, vão vender mais na sua loja.

Pode, também, verificar quais produtos não estão sendo bem explorados pelas lojas que já existem. Isso também pode gerar muitas compras, uma vez que os clientes irão até a sua loja procurar algo que não encontram com facilidade nas outras.

2- Escolha um nicho

 

Por ser uma parcela do mercado bastante concorrida, talvez você precise definir um nicho mais específico para se destacar. Esse nicho pode ser o de um tipo de produto mais específico, ou de um público mais fechado.

Ao invés de vender produtos para pets no geral, você pode vender algo no setor da alimentação deles, por exemplo. Ao segmentar o seu público alvo, você pode decidir por vender produtos apenas para donos de gatos.

Esses são alguns exemplos, mas você pode, e deve, estudar com qual opção você pode se dar melhor. Além das áreas já citadas, você pode escolher por montar uma loja no ramo de medicamentos para pets, brinquedos, higiene, etc.

3- Planeje e calcule

 

Abrir uma loja é um processo que engloba várias etapas. Nessa modalidade chamada e-commerce, as empresas vendem por meio de lojas virtuais próprias. Isso engloba criar um site com seus produtos, entre outras coisas.

Para isso, é necessário ter uma página dentro de uma plataforma de e-commerce. Esse sistema é o que permite a criação e o gerenciamento da loja virtual. O sistema mostra um mecanismo além da página que é vista pelo usuário ao entrar no site da empresa.

Em uma plataforma de e-commerce, o sistema compila informações importantes para a gestão de vendas em uma base administradora. Por meio dela, é possível fazer a gestão de estoques, preços, cadastrar produtos e analisar os pedidos dos clientes.

Por conta disso, o consumidor pode comprar por meio de plataformas digitais com os mais variados dispositivos, tais como computadores, tablets e smartphones. Para o cliente o processo é extremamente simples: basta acessar a loja virtual, navegar pelos produtos, selecionar o que quer comprar e realizar o pagamento.

Para os comerciantes, entretanto, existem outras questões para ficar atento. É preciso montar um site com todos os seus produtos, e isso inclui imagem, descrição, preços, entre outras coisas. Veja abaixo o que é necessário para montar sua loja virtual!

Como consolidar a sua loja virtual para pet shop

Para montar um e-commerce, além de planejamento financeiro, você precisa dar conta de etapas técnicas envolvidas no processo. São elas:

  • Adquirir um domínio
  • Planejar o design do e-commerce
  • Escolher o servidor
  • Definir o sistema de pagamento
  • Fazer cobertura de tráfego (usando SEO).

Além disso, você vai definir as categorias, formas de pagamento e demais etapas do processo de compra.

Em adição, é necessário prestar atenção na questão do frete. Os produtos são anunciados virtualmente na plataforma, funcionando como uma espécie de vitrine. Para que o consumidor receba os produtos em casa, geralmente precisa pagar um valor referente ao frete  - o preço varia de acordo com a localidade do comprador.

A importância do marketing

Se você possui uma loja virtual, significa que está no meio online. E isso significa que está competindo com tantas outras empresas tentando obter sucesso também.

Para se destacar nesse meio, um bom planejamento de marketing digital se faz necessário. Isso pode significar investir em anúncios, publicar nas redes sociais, entre outras coisas.

A principal maneira de se firmar na internet enquanto marco, é estar presente. Isso você faz ao publicar conteúdos frequentemente, e associar o site da sua loja com perfis nas redes sociais.

Nas redes sociais, você pode conquistar novos clientes. O Instagram, por exemplo, agora tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais.

Em meio a tantos usuários, pode acreditar que existem muitos possíveis clientes para a sua loja virtual. Afinal, o Instagram é onde circulam muitos vídeos de animais fofos ou fazendo coisas engraçadas, e isso significa um alto número de compradores de produtos pet.

Para atrair essas pessoas até seu perfil e, consequentemente, até a sua loja virtual, existem algumas coisas que você pode fazer.

É muito importante criar conteúdo original e de forma regular. Cuide para estar sempre presente com postagens no feed, nos stories, mas que, além da frequência, as postagens sejam originais e interessantes. Dê preferência para fotos ou montagens que você mesmo fez, ou seja, o que não se encontra em nenhum outro lugar da internet!

Outra questão importante é complementar suas postagens com as famosas hashtags, pois são elas que conectam pessoas com interesses em comum.

As ferramentas de publicação das redes sociais apresentam inovações a cada dia, e é muito interessante que você aproveite isso!

No Instagram, por exemplo, além do post comum com imagem ou vídeo, existe o carrossel. Este formato permite criar uma sequência de imagens ou vídeos. Com essa variação, é possível veicular de 2 à 10 conteúdos em um único anúncio.

Esse tipo de post é ideal para empresas ou marcas que querem exibir vários produtos e serviços diferentes, com a possibilidade de fazer anúncios com uma mistura de itens e ainda direcionar o usuário para o site através de um link ou um botão de ação, inseridos em cada item do Carrossel.

Além disso, existem os stories que são uma das principais vitrines da internet no momento. O Instagram Stories apresenta uma elevada presença de hábitos de uso dos usuários. O Stories fornece uma nova oportunidade de se conectar com seu público-alvo, de modo extremamente dinâmico e mais pessoal, com uma linguagem direcionada às pessoas.

Além dessas opções, existem outras e é bom sempre ter em mente que os seguidores querem sempre inovação, ou seja, é importante variar os seus tipos de publicações para sempre manter o interesse deles ativo, e por consequência atrair cada vez mais seguidores nas suas redes sociais.

Por que montar uma loja virtual para pet shop

A finalidade central do e-commerce é permitir que o consumidor faça compras de maneira rápida e fácil, recebendo o produto em casa sem a necessidade de se deslocar a uma loja física.

De maneira geral, dá para dizer que a finalidade do e-commerce é ampliar os canais de venda, atingir consumidores que hoje compram pela internet e inserir o negócio no ambiente digital.

Por isso, se você está pensando em criar uma loja virtual, é porque já sabe que essa modalidade tem potencial para aumentar as vendas da empresa.

O núcleo dos produtos de pet shop com certeza não ficam de fora! O ambiente online é ótimo para realizar vendas desse tipo de produto.

Estar online nos dias de hoje representa muito, já que a comodidade de realizar uma compra com poucos cliques atrai muitos. Comprar na internet com segurança também é um atrativo gigantesco.

Assim sendo, uma loja virtual com produtos pet shop, nesse cenário, apresenta muitas possibilidades de crescimento e sucesso.