Instagram ads: Tudo o que você precisa saber

Talvez você ainda não tenha trabalhado com Instagram Ads, mas é um fato consumado que o Instagram se tornou uma excelente plataforma para vender os mais diversos produtos e alavancar marcas, tanto de empresas como de pessoas – os tão falados influencers da atualidade.

Com isso, a verdade é que essa rede social se tornou tão grande quanto a sua irmã, o Facebook, e a presença do seu negócio no Instagram nos dias de hoje é essencial – afinal, ele segue em ascensão, com cada dia mais usuários e empresas ocupando esse espaço. Só no Brasil são mais de 69 milhões de perfis ativos.

Assim sendo, observamos que é justamente por existir tanto conteúdo sendo publicado, os anúncios se tornam cada vez mais necessários. Isso nos mostra que afinal, não basta estar presente no Instagram, você também precisa ser visto pelas pessoas certas que mais se adequam ao conteúdo que você está oferecendo (e posteriormente conseguir seguidores, vender, etc.).

A ferramenta de anúncios do Instagram, quando utilizada da maneira correta, é uma excelente aliada para aqueles que tem como objetivo crescer cada vez mais na internet. Confira a seguir todas as informações essenciais para quem deseja começar a investir em anúncios no instagram.

Afinal, o que são instagram ads?

Como os demais anúncios com os quais já estamos acostumados, os do Instagram também tem como objetivo fornecer um contato mais próximo com possíveis seguidores e clientes, despertando nelas a curiosidade que acaba levando à um like ou uma compra.

Você já deve ter se deparado com um vídeo ou foto ao rolar o seu feed que possui uma mensagem discreta indicando se tratar de um anúncio. É essa a forma de o Instagram nos contar que aquele é um post patrocinado, já que eles em muito se assemelham com as postagens normais, tendo o mesmo formato e tempo de duração, no caso dos vídeos.

O termo Instagram Ads vem do inglês Instagram Advertising e significa publicidade no Instagram. Esse é um recurso bem parecido com o Facebook Ads, e apresenta resultados tão bons quanto, aumentando o tráfego do site e assim dando maior visibilidade à marca.

Esses anúncios podem ser veiculados nos diversos tipos de publicações do Instagram. Confira abaixo quais são esses tipos e as suas principais características.

Tipos de Instagram Ads

Seja uma marca ou empresa, você deve estar se perguntando como se diferenciar e ser mais atrativo nessas mídias. Além do conhecimento técnico das ferramentas, do alcance do público correto e da produção de um conteúdo relevante, vamos falar de uma das principais formas de diferenciação nos meios digitais: os tipos de anúncio e a qualidade das artes expostas.

Existem diversos formatos e modelos de anúncios publicitários para Instagram, dentre eles, aqui estão os mais utilizados e os que mais chamam atenção no feed de qualquer pessoa!

  • Imagem Estática
    Esse formato de anúncio é o mais encontrado não só no Instagram, mas também no Facebook; Reddit; YouTube e várias outras plataformas e redes sociais. Por ser mais simples de elaborar – e por sua vez, se torna o que tem cada vez menos relevância.
  • Sendo assim, é de extrema importância que as fotos sejam chamativas, atraentes aos olhos do seu público. As imagens estáticas são ideais para quem está começando a desbravar esse terreno das campanhas de anúncios. Uma das variantes dessa opção, são as imagens 360º (formatos que podem ser visualizados sem o uso dos óculos de realidade virtual, mas, são muito mais impactantes quando visualizados de forma imersiva).
  • Carrossel
    : Este formato permite criar uma sequência de imagens ou vídeos. Com essa variação, é possível veicular de 2 à 10 conteúdos em um único anúncio.
  • Ideal para empresas ou marcas que querem exibir vários produtos e serviços diferentes, com a possibilidade de fazer anúncios com uma mistura de itens e ainda direcionar o usuário para o site através de um link ou um botão de ação, inseridos em cada item do Carrossel.
  • Stories:
  • Na verdade, o Stories não é exatamente uma ferramenta de anúncios. Ele é uma alternativa que possibilita anunciar com todos os formatos. A importância do Instagram Stories (e o motivo pelo qual podemos citá-lo como um tipo de anúncio) está na elevada presença de hábitos de uso dos usuários. O Stories fornece uma nova oportunidade de se conectar com seu público-alvo, de modo extremamente dinâmico e mais pessoal, com uma linguagem direcionada às pessoas.
  • Coleção:
  • O formato de Coleção é mais utilizado por lojas de varejo e E-commerce. Com ele, você pode expor até 50 produtos; é uma espécie de loja virtual, mas direto do feed no Instagram.
  • Disponível apenas para acesso em dispositivos móveis, essa opção tem como objetivo, direcionar o tráfego do anúncio para o site de compras. Uma experiência de coleção normalmente inclui uma imagem de capa ou um vídeo, seguido por uma sequência de imagens de produtos. Quando uma pessoa clica em um anúncio de coleção, vê uma Experiência instantânea (canvas), uma experiência de tela cheia que gera envolvimento e incentiva o interesse e a interação.
  • Experiência Instantânea (Canva):
  • O formato de Experiência instantânea, é um anúncio imersivo e é mais complexo de se produzir. Tem por objetivo envolver o cliente, a fim de gerar novos cliques e interações, reforçando a consciência e reconhecimento da marca. Assim como o Stories, também permite a combinação de vídeo, fotos e links.

 

Como realizar um anúncio no Instagram Ads?

Os anúncios do Instagram são criados no Facebook, já que o gerenciador de anúncios das duas redes é o mesmo – por isso é essencial ter uma conta da rede social vizinha vinculada ao seu Instagram.

Depois de acessar a página de criação de anúncios através da página da sua empresa no Facebook, você precisa ajustar a sua campanha de acordo com os seus objetivos principais.

Através desta seleção você irá decidir quais são as metas que deseja alcançar com a circulação do seu anúncio no Instagram Ads. As opções são:

  • Reconhecimento da marca;
  • Alcance;
  • Tráfego (que aumenta as visitas à sua página);
  • Instalação de aplicativos;
  • Engajamento (likes, comentários etc.);
  • Visualizações de vídeo;
  • Conversões (redirecionamentos para site ou no aplicativo).

Você também precisará definir um nome para a sua campanha e escolher o público que deseja atingir. Aqui, você seleciona características como idade, região onde mora, gênero e também informações de gostos pessoais e comportamento de compra.

Dessa maneira, seu anúncio será direcionado à pessoas específicas com maiores chances de se interessar pelo seu anúncio e, consequentemente, seguir sua página ou virar um cliente. É justamente por isso que é muito importante ter um público alvo bem definido de acordo com as suas intenções. Saber quem você deve atingir é um passo essencial para o sucesso!

Depois dessas etapas, é a hora de planejar o seu orçamento. Aqui você vai escolher quanto quer gastar por anúncio, e também decidir por quantos dias ele ficará sendo veiculado no Instagram. O algoritmo da plataforma de anúncios sempre sugere a melhor forma de aplicar o dinheiro que você quer gastar, indicando a quantidade a ser gasta por dia.

É possível definir manualmente estas questões, mas, se você não for um especialista na área, pode relaxar e confiar na otimização feita pelo gerenciador de anúncios, pois ele conhece muito bem a plataforma com que trabalha e se mostra muito eficiente.

Logo após criar a publicação do seu anúncio, com as fotos, vídeos e com o texto para ser veiculado, você tem a opção de visualizar o seu anúncio, ou seja, poderá vê-lo exatamente como o público o verá.

Ao clicar em “criar anúncio”, ele passará por uma revisão dentro da plataforma e logo será liberado e começará a circular no Instagram!

E os resultados? Instagram Ads realmente valem a pena?

Você vai poder conferir todos os resultados do dinheiro aplicado em seus anúncios com o que chamamos de métricas. Com esses números é possível entender exatamente quantos seguidores, engajamentos ou cliques você conseguiu.

Isso também serve para fazer uma análise do que funcionou e do que não funcionou com o seu anúncio, ou seja, reparar no que pode melhorar na próxima vez. Talvez algumas mudanças de público alvo sejam necessárias, ou até mesmo de conteúdo, qualidade das imagens e do texto publicado.

Entretanto, não se preocupe, todas essas informações podem ser compreendidas através das métricas e você verá que anunciando do jeito certo essa é sim uma excelente ferramenta de crescimento para a sua página ou suas vendas.

O Instagram agora tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Isso é mais de três vezes os usuários ativos mensais de Twitter e, embora agora esteja atrás dos usuários de apps de mensagem instantânea como WhatsApp e o Facebook Messenger, 1 bilhão de usuários é um número extremamente expressivo. Claro que as suas campanhas de anúncio não alcançaram todos esses usuários, mas o objetivo não é esse, e sim selecionar bem o público.

É nítido que investir em anúncios no Instagram não só podem como devem ser uma estratégia utilizada para aqueles que estão comprometidos em fazer o seu nome crescer na internet, de uma forma mais ágil e controlável do que a orgânica.