INSTAGRAM PARA E-COMMERCE: 10 PASSOS PARA UMA REDE SOCIAL ENGAJADA

O instagram atualmente é a rede social do momento, por isso muitas pessoas e empresas começam a migrar gradativamente do Facebook para o Instagram. E hoje vamos ver como o instagram para o E-commerce pode ser uma forma de seu negócio ganhar um novo gás. E vamos dar 10 dicas para que seu perfil tenha bastante engajamento.

Muitas pessoas pensam que ter uma rede social é apenas diversão sem nenhum planejamento ou qualquer tática. Embora esse pensamento venha se desconstruindo com o passar do tempo, ele ainda existe principalmente para quem tem um nome, seja no e-commerce ou em lojas físicas. Mas como vamos ver hoje é preciso de muito mais que nome para se obter um bom resultado.

Portanto hoje vamos ver um pouco mais de Instagram para e-commerce vamos listar os 10 passos para que você obtenha mais êxito nas suas publicações. Portanto vamos às dicas!

Os 10 passos do instagram para E-commerce

Embora seja muito mais que isso, essas são as principais dicas para você ter um perfil com um maior engajamento. Como nós falamos acima, isso leva muito trabalho, mas no fim das contas esse trabalho é recompensado com um faturamento mais alto e novos clientes.

Assim trate sua rede social com seriedade pois lá também é seu local de trabalho. E agora vamos as dicas para conseguir um maior engajamento:

1 – Tempo

O maior investimento que você terá com seu perfil será o tempo. Geralmente esse tempo que você estará em sua página será o período que seus usuários reagem mais em seu perfil como nós vamos ver mais a frente. Mas o tempo será o seu maior investimento, pois como nós falamos e vamos voltar a falar você deve administrar seu perfil.

Geralmente você deve está online nos horários que ocorrem as maiores interações dos seus usuários com sua página. Isso é bem importante para que você consiga responder em tempo real.

Administrar suas publicações: Criar posts (fotos ou vídeos), stories, interagir com seus seguidores. Tudo isso demanda um bom tempo, por isso reserve um tempo para se dedicar a seu perfil.

2 – Instagram para E-commerce deve ter um perfil para comércio

Quando você for criar um perfil por favor não crie um perfil de usuário se você deseja vender produtos. O perfil comercial possui muitas funcionalidades que um perfil de usuário não tem possui. Você tem diversas ferramentas de vendas que um perfil de usuário não possui, por isso você não deve criar um perfil de usuário.

Com um perfil comercial você pode promover anúncio, inserir preços nos seus produtos. E usar o instagram shopping que permite você fazer vendas pelo instagram através de resultados orgânicos. Por isso é importante ter uma conta para seu negócio.

3 – Postagens

Como dissemos na primeira dica suas postagens sejam elas vídeos ou fotos devem ser bem elaboradas. Fotos em alta qualidade tendem a ter um maior engajamento assim como vídeos mais curtos também são mais visualizados. Embora não haja uma receita de bolo, existem algumas dicas que nunca falham.

A principal seria monitorar quais conteúdos seus seguidores demonstram maior engajamento. De acordo com o número de visualizações e curtidas e comentários você irá saber qual conteúdo seu público quer ver mais no seu perfil.

4 – Use Hastags

Quando se fala em tráfego orgânico no instagram a primeira coisa que pensamos é no uso das hastags. Elas ajudam muito as suas postagens a serem encontradas entre outras especialmente nas primeiras 24 horas. Mas mesmo após esse período as hastags ainda ajudam seu conteúdo a ser localizado.

E uma coisa que também pode dar muito certo é você criar sua própria hastag como por exemplo #NOMEDOSITE”. Toda vez que alguém pesquisar por essa hastag irá ter publicações da sua página na maioria das vezes.

Mas para você obter um bom resultado com suas hastags, você deve usá-las de forma que elas sejam relacionadas ao seu produto ou sua loja vamos dar um exemplo de um restaurante ao final da públicação suas hatags podem ser #nomedorestaurante #itemnafoto #cidadedorestaurante #algorelacionadoaculinária #públicoálvo. Embora existam pessoas que exageram, 5 hastags já são um bom número, e esse é um exemplo bem genérico.

5 – tenha uma frequência de postagem

Para que seus posts passem a circular mais você deve ter uma boa periodicidade. Isso significa que quanto mais posts você tiver, mais eles serão divulgados como tráfego orgânico. E a frequência também gera mais engajamento com seu público uma vez que quanto mais publicações você  tiver mais comentários e curtidas você terá.

Muitos apontam como ideal ao menos 2 publicações por dia, porém isso não é uma regra e a grande dica é publicar o que for necessário. excesso de publicações pode fazer com que seu público se desinteire pela sua página seja pela repetição ou por postagens irrelevantes. Por isso tenha o seu calendário ou diário de postagem.

Publique nos dias em que sua audiência mais interage com suas postagens, ou na hora que seu público mais acessa a sua página. Mas o importante é sempre você oferecer um conteúdo de qualidade para sua audiência. E a seguir nós vamos ver uma saída para quem não puder publicar diariamente.

6 – Use os stories

Os stories são basicamente publicações mais rápidas, você pode postar velhas ofertas, vídeos curtos ou realizar enquetes. Os stories são o pulo do gato para quem não dispõe de muito tempo para realizar postagens com frequência. Mas também é uma forma de estreitar os laços com sua audiência.

Os stories movimentam sua página nos dias que você não pode realizar postagem. E ainda pode ajudar você a conseguir mais informações da sua audiência com relação a conteúdo como o que eles desejam ter, através das caixinhas. Por isso use as caixinhas de perguntas, elas são fundamentais no uso do instagram para e-commerce.

7 – Interaja com seu público

Não adianta nada você realizar enquetes, caixas de perguntas e até mesmo postagens se não for para responder aos seus clientes. A interação gera um imenso engajamento uma vez que o público que se sente atendido se identifica mais com a empresa. E quem é respondido se sente mais satisfeito.

A interação com seu público cria um diálogo que as redes sociais passaram a possibilitar seja para realizar um elogio ou uma reclamação. As redes sociais de certa forma são também um SAC público e em tempo real.

8 – Observe seus concorrentes

Uma boa forma de saber como atuar é observar como seus concorrentes estão atuando. Desta forma você saberá quais as suas táticas para captar o público e como o público reage a elas. Mas vale lembrar que isso deve ser apenas uma inspiração, não estamos falando que você deve copiar seus concorrentes.

Assim como em qualquer forma de negócio existe uma fórmula que faz com que o seu público interaja mais ou menos. Embora constantemente o Instagram mude suas métricas, é possível que você possa conhecer o que é essencial para você obter mais êxito.

9 – Aproveite todas as ferramentas do instagram para e-commerce

Como dissemos lá no começo, o instagram oferece muitas ferramentas para quem deseja utilizá-lo para e-commerce. Essas ferramentas vão desde anúncios e opções para inserir preço nos seus produtos em uma determinada publicação até mesmo o recurso do instagram shopping.

Portanto não tem segredo é você estudar muito a respeito desta rede social, suas métricas. E sim pagar para impulsionar alguns posts, principalmente no começo e aprender sempre com ela. Pois para não ficar algo sujeito a padrões ela constantemente muda suas métricas e regras para oferecer um melhor resultado.

10 – encontre sua persona

Isso para alguns é fácil e até orgânico, para outros isso é um trabalho. Mas é fato que uma vez definida a sua persona você terá uma linguagem para conseguir falar nas suas postagens. E não definir uma pode ser muito perigoso pois você pode acabar fazendo com que seus posts falem cada um de uma forma diferente. E isso não é uma boa.

Portanto pense no seu público alvo o que ele gostaria de ver e o que você pode oferecer. É claro também pense no seu negócio pois se você tiver uma linha mais formal não adianta querer falar de uma forma mais despojada.

Conclusão: Instagram para E-commerce

Portanto as redes sociais estão aí para todos e também para se fazer negócio e melhorar a experiência do usuário. E a rede social do momento é o instagram, desta forma só o que podemos fazer é mudar de campo de atuação saindo aos poucos do Face e passar para o Insta. Mas é claro que sem fechar a outra porta de uma vez.

Aqui nós buscamos dar apenas algumas dicas de como o instagram para e-commerce pode gerar um grande engajamento. É claro que demanda muito tempo e dedicação e o que mostramos aqui é apenas o básico do que você vai precisar para ter êxito. Mas esse é um investimento que pode lhe render um lucro bem alto, por isso vale apenas apostar.

Mas isso é tudo, nós vamos ficando por aqui, nunca deixe de estudar e se aperfeiçoar não apenas no seu negócio, mas nas formas de divulgá-lo. Eu espero que nossas dicas tenham lhe sido úteis.

Boa sorte nos seus empreendimentos!