O que é experiência do usuário? E como ele te ajuda a aumentar o lucro da loja virtual

Você sabe o que é experiência do usuário? E você sabia que essa experiência pode lhe render muito alto, ou lhe custar muito caro. Isso acontece pois é ela quem vai definir se o cliente vai voltar outra vez ao seu site ou não. E hoje nós vamos lhe ajudar um pouco mais a fazer com que essa experiência seja mais prazerosa.

A experiência do cliente pode ser definida desde o momento em que o cliente chega no seu site pela primeira vez. Ela passa pela compra até o momento da entrega, isso tudo define se seu cliente vai voltar novamente a sua loja ou não. Por isso é preciso estar atento a alguns cuidados que fazem toda a diferença.

Por isso, hoje nós vamos falar mais sobre  o que é experiência do usuário e como ela pode influenciar o seu negócio para melhor ou pra pior.

Um pouco mais sobre experiência do usuário

Como dissemos acima, todos nós tivemos nossas experiências como usuários de determinado serviço, loja ou plataforma. E essa experiência é fundamental para que você volte numa determinada loja ou não.

Vamos imaginar a seguinte situação: você entra em determinada loja, vê diversos produtos sem preço, sem qualquer informação e sem vendedor para lhe orientar. Isso tudo aliado a uma loja mal localizada e com um ambiente pouco convidativo, e com um atendimento de baixa qualidade.

Isso tudo irá influenciar na sua decisão de retornar àquela loja não? Assim é na internet, se seu site é mal organizado, tem um nome complicado, layout confuso, produtos sem qualquer informação sobre o que ele é e qual seu fabricante. E o pior dificuldades para concluir compra. Isso são os principais fatores que levam um cliente a nunca mais querer voltar em um determinado site.

E a experiência positiva ou negativa do usuário é muito importante para que ele além de voltar para o seu site o indique para consumidores em potencial. Pois convenhamos que a melhor divulgação seja o boca a boca.

Mas vale destacar aqui mais um fator que também é fundamental para permanência do cliente no seu site ou não. Estamos falando da forma como você chama seu cliente para seu site, ou seja, através da sua propaganda. Geralmente ela é a primeira forma que seu negócio fala com seu cliente, por isso é importante estar atento.

Mas agora vamos ver quais são os principais fatores que podem melhorar a experiência do consumidor. E fazer com que o tráfego orgânico aumente naturalmente na sua página.

Algumas dicas para melhorar a experiência do usuário

Embora a experiência seja uma coisa muito relativa de uma pessoa para outra, existem certas coisas que podem influenciar uma pessoa a retornar ou não a determinado site. E são essas coisas que nós vamos comentar mais adiante. Tudo aquilo que um site de compras deve ter para que um cliente não só volte mais vezes como indique para outras pessoas. Vamos ver:

  • Um nome fácil: Isso é o principal para uma loja, geralmente ela tem nome ou nome e sobrenome. Apenas isso, nomes complexos ou muito extensos podem atrapalhar a divulgação da sua loja por isso aposte no simples. Isso pode facilitar muito a experiência do seu consumidor.
  • Layout convidativo: Não dá pra ter uma loja e possuir um layout de cores neutras. Aposte em algo bem convidativo sem exagerar demais, contrate um designer ele pode lhe ajudar nessa tarefa.
  • Informações evidentes: Deixe bem exposto tudo o que seu site oferece todos os produtos bem divididos e de forma que seu cliente possa identificá-los.
  • Processo de compras: Quando o seu cliente for realizar suas compras não faça esse processo ser mais complicado do que ele deve ser. Muitos clientes desistem das compras por ter dificuldades na hora de pagar.
  • Apresente prazos de entrega reais: Saiba qual o tempo real que seu produto irá levar para chegar até seus clientes. E assim estipule um prazo dentro das suas possibilidades. Apesar da entrega ser de responsabilidade da distribuidora ou dos correios a loja muitas vezes é vista como culpada no caso de algum problema.

Essas são apenas algumas formas de fazer com que seu cliente tenha uma boa experiência com seu site. Como dissemos no começo isso é bastante relativo, mas seguindo essas regras você com certeza terá a simpatia dos seus clientes. E isso trará um bom retorno para você em suas vendas e em visitas.

Com o tempo você também pode observar ou realizar enquetes para saber o que os seus clientes querem ou preferem. Essa é uma boa forma de além de melhorar a experiência dos seus clientes, gerar um sentimento de empatia com os mesmos.

A experiência do usuário gera o tráfego orgânico

Como dissemos no início o seu usuário satisfeito trás outros usuários, afinal quantas pessoas não são atraídas por um bom atendimento num local que elas se identifiquem. Embora haja muitas ferramentas de marketing que possam promover sua página, a melhor forma de seu e-commerce é através da opinião das pessoas a respeito da sua loja.

Quando uma pessoa fala bem da sua loja geralmente isso faz com que outras pessoas tenham mais confiança em comprar com você. Pois você sempre irá falar bem de você ou irá pagar alguém pra falar, mas seus consumidores falam bem de você de graça. Por isso vamos ver alguns lugares onde sua avaliação deve estar boa:

  • Reclame aqui: Como o próprio nome já diz esse é um site de reclamações, por isso se seu negócio tiver uma avaliação positiva por lá é um bom sinal. Pois o que mais tem por lá são clientes enfurecidos.
  • Sac. da sua loja: Toda loja que se preze possui um espaço para seus clientes poderem reclamar ou elogiar. É sempre importante ficar bastante atento a essas avaliações, pois ali é o primeiro lugar onde seu cliente vai verificar antes de comprar.
  • Redes sociais: Outro lugar onde os clientes deixam suas opiniões a respeito de você e do seu produto. Por isso é sempre bom ficar de olho no que seus clientes estão falando da sua loja por lá.

Portanto, esses são apenas alguns lugares onde você deve verificar a sua avaliação. Mas não basta apenas olhar, é preciso saber quais são as reclamações e oferecer soluções, agradecer aos elogios. Pois problemas sempre podem ocorrer, mas cabe a você tentar resolvê-los da melhor forma possível.

Isso mostra ao cliente que você está preocupado em buscar uma solução seja para qual for o seu problema. E é claro que isso melhora a experiência dele com a sua loja.

Como a isso pode gerar mais lucros?

Essa resposta já vem sendo respondida ao longo do texto e nós vamos comentar sobre isso um pouco melhor agora. A experiência do usuário pode significar que você atrai mais pessoas como o seu usuário satisfeito. E o principal ajuda a fidelizar os seus clientes, e isso deve ser bem explorado.

Os clientes fiéis podem ganhar alguns benefícios e regalias que podem ir desde alguns brindes até mesmo descontos ou frete grátis. Se certificar de que seus clientes “fidelidade” continuem com você é uma excelente forma de você aumentar os seus lucros.

E ainda aproveitar que eles geralmente uma boa experiência se traduz em conversão. Pois tudo aquilo que é bom à gente compartilha como o contrário.

Além do fato de que uma página que os usuários têm uma boa experiência com ela, logo alcança as posições mais altas no Google. E ser um dos primeiros resultados no Google pode se converter em mais vendas e visitas diárias.

E como nós falamos lá no começo quantas propagandas que fazem com que cliente vá à determinada loja ou visite determinado site. Por isso propaganda é a alma do negócio e faz com que mais pessoas tenham uma experiência melhor com determinada marca. E como nós sabemos a experiência começa por aí.

Portanto, muitas são as formas que a experiência do usuário pode se converter em um lucro maior. Por isso tenha em mente que ter uma loja online não é apenas ter o menor preço, mas sim uma boa experiência desde o momento em que se navega até o momento em que a compra é finalizada.

Conclusão

A UX (User experience) é fundamental para que seu e-commerce possa gerar frutos. Ele atrai e fideliza seus clientes de forma com que eles sempre voltem a fazer compras no seu site. E assim você pode sempre ter uma boa circulação e um bom tráfego orgânico, o que é muito importante.

Como você pode perceber tudo o que pode tornar essa experiência mais atrativa só depende de você. E nós estamos falando desde ações para tornar o seu layout mais atrativo até a forma como você irá distribuir as informações ao longo do seu site, e indo mais longe até as suas propagandas e para quem elas são direcionadas.

Portanto a UX começa antes mesmo de seu usuário chegar ao seu site. Ela vai desde o caminho que seu usuário leva até o momento em que a compra é concluída. Por isso é importante pensar bem nessa trajetória. Pois é ela que define se seu cliente continuará ou não com você.

Assim nós vamos ficando por aqui, espero que tudo tenha ficado bem esclarecido. Agora cabe a você dar o melhor caminho para a experiência do cliente.

Boa sorte nos seus negócios!