O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo?

Responda com sinceridade: você acha impossível saber o que é marketing de conteúdo? Pois é, saiba que algumas pessoas pensam assim e a proposta desse texto é mostrar que o processo é muito mais simples do que você imagina.





Independente do seu nicho de trabalho, acredite: investir nesse recurso é a melhor opção para crescer ainda mais. Sendo assim, a ideia central da postagem é fazer com que você consiga utilizar cada recurso e com mais facilidade.

É chegada a hora e o momento de descobrir várias informações sobre o marketing de conteúdo. Dessa forma, confira a seguir o que é, metodologia, custo, função, benefícios e um plano para utilizar o potencial o quanto antes.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia com foco no engajamento do público-alvo e visa crescer a rede de clientes. Além disso, também inclui os potenciais clientes e tudo é realizado pelo conteúdo relevante, mas também bem valioso.

É possível atrair, envolver e até mesmo gerar valor para as pessoas, visando criar um tipo de percepção sobre a sua marca. Ao mesmo tempo, tem condição de gerar mais negócios e auxiliar na publicidade do que produto ou serviço.

Certamente que é preciso entender que atualmente a situação mudou e as pessoas não querem mais ver o comercial da Bombril na televisão. Por outro lado, o público escolhe o que deseja consumir e qual será a resposta a isso.

A tecnologia possibilita que dê para saber o que o público quer e o restante é simples. Trata-se de entregar aquilo que é o desejo e criar conteúdo valioso, relevante e que atende aquilo que o público quer.

O conteúdo nem sempre visa vender, porém a ideia é de agregar valor e mostrar algum benefício para quem lê. Aquele que desejar resolver um problema ou tirar uma dúvida, precisa ler o seu texto e sentir que o problema foi resolvido.

A venda deve ser entendida apenas como uma consequência, mas nunca o objetivo principal de usar o marketing de conteúdo. Abaixo vou te mostrar mais coisas sobre o assunto e trazer um panorama geral sobre esse tema.

O marketing de conteúdo como metodologia

Em primeiro lugar, é importante entender que o marketing de conteúdo é a estratégia principal dentro do Marketing Digital. Nesse cenário, há alguns tópicos que devem ser trabalhados e a ideia é despertar a atenção da pessoa.

Vale lembrar que não adianta utilizar propagandas agressivas e forçar a venda, pois o objetivo é ser diferente disso. A melhor opção é entender a relevância de atrair e a seguir confira alguns passos para que funcione melhor ainda:

  • Atrair– A proposta é atrair visitantes que tenham interesse no seu negócio e se dá por meio de conteúdo relevante. Por exemplo: alguém quer vender um guia para superar a timidez e atrai o público falando sobre conquista.
  • Converter– O intuito é conseguir a transformação dos visitantes em leads e aproxima-los do seu negócio. Em seguida, tem condição de transformar os potenciais clientes em vendas e sempre com paciência.
  • Vender– Quando o seu lead tem interesse no seu produto ou mesmo serviço, concorda que é preciso mostrar a solução? Do mesmo modo, esse é o objetivo e faz com que a venda possa ser fechada facilmente.
  • Encantar– Se você está pensando que basta vender e a relação com o cliente acabou, saiba que é um erro imenso. Ainda mais atualmente, vale muito a pena oferecer mais materiais interessantes e vender mais vezes.

Para fazer o marketing de conteúdo, a melhor opção disponível é atrair, ganhar confiança e engajar o público. O processo parece complicado, mas basta colocar em prática e conferir que o processo é mais simples do que você imagina.

Quanto custa fazer marketing de conteúdo?

Essa resposta depende muito do caso e também do tamanho do projeto, equipe contratada e prazo para ter resultados. Portanto, pode variar desde R$100,00 até R$5.000,00 e também daquilo que está sendo planejado desde o início.

Um bom exemplo disso é quando o próprio dono do produto ou serviço resolve criar conteúdo e criar o conteúdo. Bem como, o valor caí bastante e o principal é que a pessoa domine marketing digital, porém também o SEO.

Quando a situação é diferente, a realidade é que o mais importante é optar pela contratação de bons profissionais. O ideal é prestar atenção na situação e fazer o investimento de acordo com a condição, sempre de maneira racional.

Para que serve o marketing de conteúdo?

Em primeiro lugar, o marketing de conteúdo serve para auxiliar na atração, conversão, venda e no encanto do cliente. No entanto, fica mais simples de entender por meio de exemplo e veja como esse recurso pode auxiliar;

  • Imagine que um empreendedor digital vende um tipo de cadeira de rodas leve e que pode ser desmontada;
  • Um conteúdo é criado para atrair o cliente e pode ser abordado a dificuldade para encontrar cadeiras de rodas confiáveis;
  • Outros conteúdos podem ser criados e sempre que visem atrair o público, por meio de conteúdos que são buscados;
  • Assim que o público for atraído, é chegada a hora de converter e o ideal é ir mostrando os diferenciais dessa cadeira de rodas;
  • Dá para citar as especificações técnicas e mostrar as razões para que a compra seja realizada;
  • Logo após a etapa de atração, é preciso oferecer boas condições de venda e especialmente uma página segura, rápida e com bom layout;
  • Quando a venda for feita, trabalho o pós-venda e traga o cliente para o seu lado, fazendo com que o cliente fique sempre encantado.

A principal serventia do marketing digital é trazer o público para perto do negócio, mas de maneira orgânica. Conforme citado anteriormente, evite a pressa e aqueles anúncios malucos, já que não trazem bons resultados.

Qual a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?

Para saber o que é marketing de conteúdo, a melhor opção é descobrir a diferença que existe para o inbound marketing. Em outras palavras, a realidade é que ambos possuem relação e por isso é bem parecido com o assunto.

O conteúdo sobre marketing sobre o inbound marketing, é voltado para atrair o cliente até o site e não usar técnicas ultrapassadas para chegar ao público. Afinal, a internet chegou em quase todo o Brasil e vale a pena pensar nisso.

O marketing de conteúdo é voltado para trabalhar na educação, informação e entretenimento de um futuro cliente. Trata-se do combustível do inbound e por isso é que a relação entre ambos é elementar, como citado acima.

Você pode estar pensando se existir marketing de conteúdo sem o inbound e a realidade é que não tem como. Enquanto o primeiro visa trabalhar de um modo geral, a segunda é diferente e tem a proposta de trabalhar apenas na atração.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Para entender ainda mais o mkt de conteúdo, torna-se primordial mostrar alguns benefícios do marketing digital. Entretanto, dá para citar ao menos seis e fica fácil de entender, porém abaixo confira as informações sobre cada um deles:

1- Eleva o tráfego do seu site

Quanto mais há investimento em mkt de conteúdo, melhor se entende o público e traz mais tráfego ao site. Ou seja, dá para ficar na primeira página do Google e ter condição de atingir cada vez pessoas.

2- Traz brand awareness

A produção de conteúdo é crucial para que os visitantes reconheçam a sua marca e também o produto ou serviço oferecido. Assim como você já sabe, as pessoas tendem a comprar marcas mais familiares e que agradem esse conteúdo.

3- Oferece o aumento do engajamento com a marca

O Brand awareness é importante para que as pessoas conheçam o seu produto e tenha uma percepção positiva da sua marca. Igualmente, traz engajamento e melhora o relacionamento próximo, deixando a sua audiência mais seletiva.

4- Educa o mercado

Em algumas situações, o público-alvo pode não entender bem o mercado e nem para que servem os produtos. Nesse caso, siga em frente e produza conteúdos, porque faz com que os clientes comecem a ficar mais educados sobre o assunto.

5- Gera vendas

Agora que você já viu quase tudo sobre o conteúdo sobre marketing, concorda que é preciso sobre como gera vendas? A reposta é positiva e quanto melhor for a produção de conteúdo, maior é a chance de aumentar a quantidade de vendas.

6- Impulsiona a geração de leads

Pense que você já tem muitos visitantes no sue site e blog, mas não seria melhor ter o conteúdo certo para transformar em oportunidades? Então, é por meio dos leads que fica melhor e o mkt de conteúdo auxilia em mais essa questão.

Plano de marketing de conteúdo

Para ter um bom plano de marketing de conteúdo, o mais importante é ter uma persona criada com base nos clientes. Juntamente com essa medida, é preciso seguir o funil de vendas e abaixo confira as etapas correspondentes:

  • Topo– Aprendizado e descoberta;
  • Meio– Reconhecimento do problema e a consideração da solução;
  • Fundo– Decisão de compra

Deu para perceber um fato: é com base em cada etapa, que você aprofunda o conteúdo correspondente, não é mesmo!? Definitivamente que sim e o principal é dedicar um tempo para estudar as etapas, pois a adaptação depende disso.

Por que investir em marketing de conteúdo?

A fim de finalizar o conteúdo sobre mkt de conteúdo, é primordial citar outra informação e trata-se dos motivos para investir no marketing. Contudo, essa resposta fica com você e mostrei todos aqui no texto, agora a análise é sua.

Por fim, investir em marketing de conteúdo é o mesmo que fazer o investimento em você e no seu negócio. Quanto mais atenção existir nisso, maior é a chance de lucrar e acredite: as ferramentas foram mostradas ao longo desse texto.