WhatsApp para e-commerce: veja os benefícios e como vender mais

Devido a situação atual a qual estamos vivendo, as vendas através de lojas virtuais dispararam e junto e a isso, diversas empresas viram a importância do whatsapp para e-commerce.

Independente do tamanho do negócio, diversas empresas migraram suas formas de atendimento através do aplicativo e isso tem gerado resultados motivadores.

Contudo, se você ainda tinha dúvidas se as vendas através do whatsapp dão certo, a resposta é sim! Desde que seja feita com cautela e com a técnica certa para venda.

WhatsApp para E-commerce

Quer aprender as técnicas certas para ter resultados incríveis com suas vendas pelo whatsapp?

Então, vem agora com a gente e aprenda o real motivo de se optar pelo whatsapp para e-commerce, as vantagens e dicas especiais sobre como vender mais através desse aplicativo. Confira já no post de hoje.

Por que utilizar o WhatsApp no e-commerce?

Hoje em dia, o whatsapp é uma ferramenta de extrema importância na vida de qualquer empresa. As pessoas estão em busca de praticidade e este app agiliza essa busca e muitas personas de seu público alvo estarão nesse app.

Uma das principais vantagens desse meio de realizar suas vendas e divulgações, é que você consegue criar um forte vínculo com seus clientes, estabelecendo uma alta possibilidade de relacionamento duradouro e com bastante dinamismo.

Assim, a confiança entre a sua persona e a empresa ficará ainda mais concreta e estável, facilitando as chances de vendas e também trazendo as questões de fidelização do cliente à marca.

Portanto, outra grande questão que não pode ser deixada de lado, é o fato dele ser uma ferramenta para tornar um atendimento a distância completamente humanizado e cheio de personalização.

Além disso, o whatsapp para e-commerce será responsável por te auxiliar na retenção de clientes, já que cada um deles se sentirá único com esse tipo de atendimento.

Vantagens do WhatsApp para e-commerce

Como você já deve imaginar, o whatsapp para e-commerce possui uma série de vantagens para seus usuários. Seja ele o empresário ou também o cliente.

Porém, se você é empresário e possui uma loja virtual, precisa saber as principais vantagens e benefícios que esse recurso traz para o seu negócio.

Então dá só uma olhada a seguir nas principais vantagens que esta ferramenta tem a oferecer:

  • É um aplicativo gratuito que pode ser utilizado para atendimento e gestão de seus clientes;
  • Através dele, você consegue categorizar os seus clientes;
  • Em contas comerciais há a possibilidade de adicionar catálogos de produtos para que seus cliente visualizem ao entrar no seu perfil;
  • Mensagens instantâneas a qualquer momento;
  • Atendimento personalizado.

Contudo, você precisa estar bem atento quanto a forma que você utiliza o whatsapp para e-commerce. Pois, se você não fizer uso da melhor forma, ao invés de colher apenas os seus benefícios, você pode ter alguns problemas.

Por ser um aplicativo de mensagens instantâneas, ganha aquele que der mais atenção. Ou seja, se o seu cliente ficar insatisfeito com a demora de respostas, ele pode optar por não adquirir o seu produto.

Então, para que isso não aconteça, você pode personalizar seu aplicativo com mensagens automáticas. E para que você possa vender mais pelo whatsapp para e-commerce, continue aqui com a gente e veja algumas dicas para aumentar suas chances de venda.

Como vender mais pelo WhatsApp?

Não basta investir em marketing, em uma site e montagem de um e-commerce incrível se você não conhece técnicas de vendas pelo whatsapp que hoje é o principal meio de comunicação instantânea entre consumidores e empresas.

Além disso, também é preciso manter o engajamento de suas publicações. Afinal, o seu público alvo só lembrará de você, se eles te verem constantemente.

Só que nem sempre essa ação é uma tarefa fácil. Mas com algumas dicas e orientações, o caminho se simplifica.

Portanto, o primeiro passo é apostar nas seguintes técnicas de impulsionamento para engajar suas publicações através do whatsapp, seja pelo stories ou pela lista de transmissão. Veja algumas delas:

  • Entenda e conheça bem o seu público alvo;
  • Escolha até mesmo a região em que irá focar suas campanhas;
  • Invista em estratégias mais abrangentes e amplas;
  • Produza conteúdos personalizados e únicos;
  • Não fique sempre na mesmice e evite utilizar linguagem tradicional;
  • Não ache que a sua interação com as personas é perda de tempo. Faça isso;
  • Seja rápido e cordial em suas respostas. Afinal, estamos falando de um app de troca de mensagens instantâneas;
  • Esteja atendo aos seus clientes e a menções a sua marca;
  • Tenha uma métrica de suas ações.

Então, para complementar essas informações, veja a seguir as principais dicas para fazer você vender mais através do whatsapp para e-commerce. Confira!

Faça uso do WhatsApp Business

Focado para pequenas empresas de diversos segmentos, o WhatsApp Business possui várias funções para otimizar e facilitar a vida do empreendedor.

Opção de inserção de catálogos, respostas automáticas, utilização de telefone fixo para conta e muito mais!

Por esses e outros motivos você pode apostar em mais este recurso do whatsapp para e-commerce.

Peça autorização para o cliente

Antes de encaminhar qualquer tipo de divulgação, mala direta ou adicioná-lo à sua lista de transmissão, peça a autorização de seu cliente.

Ou seja, sem questioná-lo sobre estes envios, você pode interferir em sua rotina e ainda incomodá-lo. E isso queima sua empresa.

Agora, se você pergunta se pode realizar o envio de promoções e novidades, você deixa seu cliente mais a vontade e, assim, você saberá se ele realmente tem interesse em adquirir algo contigo ou não.

Dessa forma, suas chances de venda e de repercussão aumentam. Faça só mais esse teste para aumentar suas vendas com o whatsapp para e-commerce.

Mantenha sua lista de contatos organizada

Não apenas como uma dica de como vender mais com o whatsapp para e-commerce, mas adote isso para qualquer coisa em sua vida: sem organização nenhum trabalho é bem feito.

Então, ao pensar dessa forma, a sua lista de contatos precisa estar organizada. Deixe seus clientes com nomes de fácil identificação para que você os ache facilmente quando precisar.

Faça uso da lista de transmissão

Ao invés de criar um grupo com seus clientes, já que nem todo mundo gosta de grupos ou conseguem focar no real objetivo deles, crie uma lista de transmissão com seus contatos.

Dessa forma, você envia seus conteúdos sempre no privado de cada um e todos ao mesmo tempo.

Padronize um horário para envio das mensagens

Cada segmento possui um horário específico que tem um maior engajamento sobre suas publicações.

Isso deve ser bem analisado, já que muitas pessoas possuem horários em que não podem receber este tipo de conteúdo e quando recebem, acabam ignorando. Portanto, essa ação fragiliza as vendas através do whatsapp para e-commerce.

Dessa forma, as chances de você “atrapalhar” o seu cliente, serão reduzidas, fazendo com que ele tenha um contentamento maior com você.

Mas, se você não souber qual o melhor horário, na hora de solicitar a autorização de envio, pergunte qual o melhor horário para o mesmo.

Faça a divulgação de seus produtos

A partir do momento em que seu cliente aceita receber suas ofertas, não tenha medo ou vergonha de estar encaminhando suas divulgações a ele.

Afinal, é a divulgação que fará você crescer como empresário. Sem ser visto as pessoas não saberão da sua existência. Então, mantenha-se sempre ativo. Seja visto!

Faça textos curtos, vídeos, imagens, tudo que possa gerar resultados.

Use o WhatsApp Web

Não que o seu celular ou tablet não possam ser utilizados, o que queremos dizer é que ao utilizar o app web, sua vida ficará muito mais prática e ágil. Isso porque o envio de arquivos e de mensagens acaba sendo otimizado com o uso do computador.

Use e abuse dos status do WhatsApp

O status do whatsapp é uma das ferramentas mais vistas pelos usuários. Muitas vezes, se você encaminhar imagens de produtos e divulgações de promoções de forma particular, pode ser que o seu cliente nem abra a mensagem ou não realize o download do conteúdo.

Já quando você utiliza o status, ele acaba visualizando e você tem controle de quantas pessoas visualizaram o seu conteúdo.

Além disso, você faz o seu marketing sem atrapalhar a rotina do seu cliente e deixa ele disponível durante 24h, sem precisar ficar removendo a publicação depois.

 

Então, agora que você já aprendeu o porque utilizar o WhatsApp para e-commerce, suas vantagens e dicas para vender mais, chegou o momento de colocar a mão na massa e aumentar sua rentabilidade!

Mas não se esqueça de contar aqui para a gente nos comentários as suas dicas e experiências. Afinal, o que pode ser excelente para o negócio de um, pode não ser tão bom outro tipo de negócio. 

Dessa forma, será preciso um pouco de paciência e muita análise enquanto você realiza os testes sobre qual a melhor estratégia de vendas por esse aplicativo.

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